Guia Michelin
Quem é cozinheiro, amador ou profissional, sabe: não importa o quão equipada seja a sua cozinha - quantas facas, panelas (de alumínio, ferro, cerâmica), formas com diferentes formatos e aparelhos high tech se tenha à mão -, há sempre um apetrecho preferido, usado praticamente todo santo dia, seja por apego emocional ou por utilidade mesmo.
“Qual utensílio ou aparelho culinário não pode faltar na sua cozinha?”, perguntamos para quatro chefs de restaurantes indicados pelo Guia MICHELIN. Confira, a seguir, as respostas para lá de interessantes.
Edson Yamashita, do Ryo Gastronomia. Como sushiman, Yamashita não abre mão de trabalhar com sua própria faca, feita sob medida por artesãos de uma loja em Kyoto, no Japão. A manufatura do utensílio - lapidado com ferro de fio único, madeira e marfim - leva em conta as medidas e o peso da pegada da mão do chef. “Ela é personalizada para garantir um melhor manuseio”, explica. A faca, que traz o nome do sushiman cravado na lâmina, demorou quatro meses para ficar pronta e é usada unicamente para filetar sashimis. Para outros fins, Yamashita coleciona outros tipos de facas, menos nobres, mas também feitas sob encomenda.